Atividades:
Debate: Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo obtenha informações sobre algum tipo de preconceito. Em seguida, promova um debate sobre o assunto, com a mediação do professor, incentivando a reflexão e o respeito às opiniões divergentes.
Roda de conversa: Realize uma roda de conversa com os alunos, em que cada um poderá compartilhar suas experiências com preconceitos e discutir maneiras de enfrentá-los.
Pesquisa: Proponha uma pesquisa sobre os impactos dos preconceitos na vida das pessoas e em nossa sociedade. Os alunos podem apresentar os resultados em forma de texto, cartazes ou apresentações em slides.
Exercícios:
Identificando preconceitos: Peça para os alunos lerem textos ou assistirem a vídeos que abordem temas relacionados aos preconceitos e, em seguida, identificar as falas, atitudes ou situações que caracterizam preconceitos.
Pensando em soluções: Após identificar os preconceitos, promova uma discussão em grupo para pensar em soluções para enfrentá-los. Os alunos podem apresentar suas ideias através de desenhos, cartazes ou dramatizações.
Autobiografia: Peça para os alunos escreverem uma breve autobiografia, que inclua suas origens, experiências e lutas contra preconceitos. Essa atividade pode ajudar a desenvolver a empatia e o respeito às diferenças.
Jogos:
Jogo da diversidade: Crie um jogo de tabuleiro em que os jogadores deverão responder perguntas sobre diversidade e preconceitos. As respostas corretas poderão avançar no tabuleiro.
Caça-palavras: Crie um caça-palavras com palavras relacionadas a diferentes tipos de preconceitos. Essa atividade pode ajudar a desenvolver o vocabulário e o conhecimento sobre o tema.
Teatro forum: O teatro forum é uma técnica teatral que consiste em apresentar uma cena em que há um conflito relacionado a preconceitos. Após a cena, o público é convidado a interagir e sugerir soluções para o conflito apresentado. Essa atividade pode desenvolver habilidades sociais e de resolução de conflitos.