Atividade 1: Peça aos alunos para escreverem três situações diferentes em que seria necessário usar a expressão "Permita-me". Em seguida, eles devem compartilhar suas respostas com a turma e discutir a importância de ser educado e pedir permissão ao fazer algo.
Exercício 1: Peça aos alunos para completarem as seguintes frases usando a expressão "Permita-me":
Jogo 1: "Permita-me" sim ou não? Divida a turma em dois grupos e peça que fiquem em pé em lados opostos da sala. Uma pessoa de cada grupo deve então fazer uma declaração, pedindo permissão para fazer algo, como "Permita-me dançar". O grupo oposto deve responder com "sim" ou "não", dependendo se a permissão deve ou não ser concedida. O grupo que obtiver mais respostas corretas vence.
Jogo 2: "Permita-me" em ação Organize a turma em pares e peça que um membro de cada par seja o "pedinte" e o outro seja o "concedente". O "pedinte" deve então pedir permissão para fazer algo, como "Permita-me beber um copo d'água". O "concedente" deve então responder com "sim" ou "não". Se a resposta for "sim", o "pedinte" deve executar a ação. Se a resposta for "não", o "pedinte" deve tentar novamente com outro pedido, até que obtenha permissão. Os pares devem trocar de papel depois de alguns minutos. O objetivo é praticar a expressão "Permita-me" de uma forma divertida e interativa.