Jogo da percepção: os participantes devem observar um objeto por alguns segundos e depois fechar os olhos. Quem conseguir descrever melhor o objeto, com mais detalhes, ganha pontos.
Exercício de escrita: pedir aos alunos que escrevam uma história em que a palavra percebida seja utilizada pelo menos duas vezes.
Atividade de leitura: selecionar um trecho de um livro em que a palavra percebida apareça e pedir aos alunos que identifiquem outras palavras que tenham o mesmo sentido ou significado.
Jogo da associação de palavras: apresentar a palavra percebida e pedir aos participantes que digam outras palavras que tenham relação com ela.
Exercício de fala: pedir aos alunos que falem sobre uma situação em que eles perceberam algo importante que passou despercebido pelos outros.
Atividade de desenho: pedir aos alunos que desenhem algo que eles tenham percebido em um lugar ou situação específica.
Jogo de memória: apresentar uma série de objetos por alguns segundos e pedir aos participantes que tentem se lembrar de todos. Quem conseguir lembrar do maior número de objetos, levando em conta os detalhes percebidos, ganha o jogo.
Exercício de interpretação: apresentar uma imagem ou cena complexa e pedir aos alunos que identifiquem os detalhes percebidos e interpretem o que eles significam.
Atividade de debate: promover um debate em que os alunos possam discutir a importância da percepção na vida cotidiana e em diferentes áreas de conhecimento.
Jogo de caça-palavras: apresentar um caça-palavras com palavras relacionadas à percepção e pedir aos participantes que encontrem todas as palavras no menor tempo possível.