Jogo do Detetive: os alunos são divididos em patrulhas e cada patrulha tem um detetive. O detetive da patrulha deve escolher uma palavra relacionada ao tema de patrulhas (ex: acampamento, escoteiros, fogueira) e os outros integrantes da patrulha devem fazer perguntas para tentar descobrir qual é a palavra escolhida.
Caça ao Tesouro: as patrulhas recebem uma lista de pistas que levam ao tesouro escondido. As pistas devem ser resolvidas em grupo e a patrulha que encontrar o tesouro primeiro vence a atividade.
Grito de Guerra: cada patrulha deve criar um grito de guerra que represente a união e força do grupo. Depois, as patrulhas apresentam seus gritos de guerra e um júri escolhe o melhor.
Corrida de Obstáculos: as patrulhas devem percorrer um circuito de obstáculos, que inclui escalada, rastejo, cordas e outras atividades físicas. A patrulha que completar o percurso primeiro vence a atividade.
Jogo da Memória: as patrulhas devem memorizar uma lista de objetos relacionados ao tema de patrulhas (ex: bandeira, faca, bússola) e depois tentar lembrar o maior número possível desses objetos em um tempo determinado.
Construção de Abrigos: as patrulhas devem construir um abrigo improvisado usando materiais naturais disponíveis na área de acampamento.
Atividade de Serviço: as patrulhas podem participar de uma atividade de serviço, como limpeza de um parque ou praça, ajuda em uma instituição de caridade, plantio de árvores, entre outras opções.