📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Despertemos

Atividade 1: Caça-palavras

  1. Escreva a palavra "Despertemos" na vertical no centro da folha.
  2. A partir da palavra-chave, crie uma grade com letras aleatórias ao seu redor, incluindo a palavra-chave em diferentes direções e sentidos.
  3. Peça aos alunos para encontrar o máximo de palavras possíveis na grade, incluindo a palavra-chave "despertemos".

Exemplo de solução:

  D E S P E R T E M O SO Y P K R E L R Q I EI C E M T R O T D W DZ D N R E T N E M N SE H S M E M O S T S EO R C A R F W L E R OI S E M O P K L E P WN W O T I Q E R P U NG R E P U S E P O E TO C S A S S O C S E F 

Palavras encontradas: Despertemos, tempo, resto, sete, metro, sem, peres, aresto, soco, oeste, pes, pos, ser, rosto.

Exercício 1: Complete as frases

  1. É importante que _ para a vida.
  2. _ a nossa autoestima e confiança é essencial para alcançarmos nossos objetivos.
  3. Que todos os dias _ com alegria e vontade de fazer o melhor.
  4. _ para o que está acontecendo ao seu redor e ajude a fazer a diferença.
  5. Vamos _ para um mundo melhor.

Respostas: 1. Despertemos | 2. Cultivar | 3. Despertemos | 4. Esteja atento | 5. Despertar

Jogo 1: Forca

  1. Escolha um jogador para pensar em uma palavra relacionada a "Despertemos".
  2. Desenhe as linhas que representam cada letra da palavra no quadro.
  3. Os outros jogadores devem adivinhar as letras da palavra, uma de cada vez.
  4. Se um jogador acertar uma letra, ela deve ser escrita nas linhas correspondentes. Se um jogador errar uma letra, uma parte do "homem enforcado" deve ser desenhado.
  5. O jogo continua até que a palavra seja adivinhada ou o "homem enforcado" esteja completo.

Jogo 2: Stop

  1. Escreva "Despertemos" na parte superior da folha.
  2. Divida a folha em colunas com as seguintes categorias: Nome, Animal, Fruta, Objeto e Lugar.
  3. Escolha uma letra aleatória do alfabeto e escreva na parte superior da coluna Nome.
  4. Os jogadores devem preencher cada categoria com uma palavra que comece com a letra selecionada.
  5. Quando um jogador terminar todas as categorias, ele deve dizer "Stop" e todos devem parar de escrever.
  6. Os jogadores recebem 10 pontos para cada categoria preenchida com uma palavra única e válida. Em caso de palavras iguais, apenas o primeiro jogador que escreveu recebe pontos.
  7. O jogo continua com outra letra escolhida aleatoriamente. O jogador com mais pontos no final do jogo vence.
Compartilhe

Fale Conosco

Comentários