📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Pretextos

Atividades:

1) Proponha um debate sobre a utilização de pretextos na sociedade. Divida a turma em grupos e peça para que cada um pesquise argumentos favoráveis e contrários a essa prática. Depois, cada grupo deve apresentar seus pontos de vista e debater com os demais.

2) Crie situações hipotéticas envolvendo pretextos e peça para que os alunos reflitam sobre as consequências e implicações dessas mentiras. Por exemplo: "Um aluno falta à aula e inventa uma desculpa para o professor. O que pode acontecer se essa mentira for descoberta?".

3) Peça para que os alunos escrevam uma história em que um personagem utiliza um pretexto para conseguir algo. Em seguida, proponha uma discussão sobre os valores éticos envolvidos na trama.

Exercícios:

1) Em um texto sobre pretextos, sublinhe todas as palavras que estão relacionadas a essa temática. Depois, escreva um pequeno resumo do texto, destacando as principais ideias.

2) Faça uma lista com cinco pretextos comuns utilizados pelas pessoas em diferentes situações (por exemplo: "Estou com dor de cabeça", "Não tenho tempo para isso", etc.). Em seguida, reflita sobre as razões pelas quais esses pretextos são usados com tanta frequência.

3) Escolha um pretexto comum e escreva um texto argumentativo defendendo ou criticando o uso dessa mentira. Utilize argumentos lógicos e exemplos para embasar sua posição.

Jogos:

1) Jogo da Verdade: Divida a turma em duplas. Cada dupla deve preparar duas histórias, uma verdadeira e outra falsa. As histórias devem ser contadas para a turma sem que os demais saibam qual é a verdadeira. Depois, os alunos devem tentar adivinhar qual é a história verdadeira de cada dupla.

2) Jogo da Desconfiança: Escolha três alunos para serem os "mentirosos". Os demais alunos devem fazer perguntas para tentar descobrir quem são os mentirosos. Os mentirosos devem inventar pretextos para responder às perguntas.

3) Jogo da Ética: Crie situações hipotéticas em que diferentes valores éticos entram em conflito. Por exemplo: "Um aluno copia uma prova para passar de ano. O que é mais importante: a honestidade ou a vontade de passar de ano?". Peça para que os alunos defendam suas posições e debatam sobre as consequências de cada uma delas.

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