Atividade de associação: escreva frases com possessividade em cartões e divida a turma em grupos. Distribua os cartões e peça para eles encontrarem o dono correto de cada objeto descrito. Exemplo: “Este é o meu livro” – de quem é o livro?
Exercício de escrita: peça para os alunos escreverem uma lista de objetos que possuem e descreverem a relação que têm com cada um deles. Depois, eles devem identificar a possibilidade de emprestarem ou dividirem esses objetos com outras pessoas e justificar as decisões.
Jogo da memória: faça cartões com palavras no grau possessivo e palavras correspondentes (por exemplo: meu – livro, seu – caneta) e embaralhe. Os jogadores devem encontrar os pares de palavra o mais rápido possível.
Exercício de diálogo: peça aos alunos para praticarem diálogos em duplas ou grupos usando expressões possessivas. Por exemplo: “Eu amo o meu cachorro” – “Eu também adoro o meu gato”. Isso pode ser feito em situações cotidianas ou em cenários imaginários.
Jogo de tabuleiro: crie um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre possessividade. Os jogadores devem avançar as casas conforme acertam as respostas e o primeiro a chegar ao fim vence o jogo.