Atividade de permutação com objetos físicos: Crie uma caixa com objetos diferentes (por exemplo, uma bola, um cubo, um lápis, uma borracha etc.). Peça para as crianças retirarem dois objetos aleatórios e investigarem quantas permutações é possível fazer com esses objetos.
Jogo de permutação com cartas: Crie um baralho com cartas que tenham imagens ou símbolos diferentes. Peça para as crianças retirarem duas cartas e tentarem formar o maior número de permutações possível com essas cartas.
Exercício de permutação com números: Peça para as crianças escreverem todas as permutações possíveis com três números (por exemplo, 1, 2, 3). Depois, peça para elas escreverem quantas permutações é possível fazer com quatro números.
Atividade de permutação com palavras: Escreva uma palavra na lousa e peça para as crianças criarem o maior número possível de permutações com as letras dessa palavra.
Jogo de permutação com elementos químicos: Crie um jogo de memorização com elementos químicos. Peça para as crianças memorizarem a ordem dos elementos e depois peça para elas formarem permutações com os elementos escolhidos.
Exercício de permutação com figuras geométricas: Peça para as crianças desenharem três figuras geométricas diferentes e depois pede para elas calcularem quantas permutações é possível fazer com essas figuras.
Atividade de permutação com cores: Dê uma lista de cores para as crianças e peça para elas criarem permutações com essas cores (por exemplo, vermelho, azul, verde).
Jogo de permutação com músicas: Crie um jogo em que as crianças tenham que completar uma música, trocando a ordem das palavras ou frases. Por exemplo, “A janela do quintal” pode ser permutada para “quintal a do janela”.
Exercício de permutação com letras: Peça para as crianças escreverem todas as permutações possíveis com duas letras (por exemplo, A e B) e depois calcular quantas permutações é possível fazer com três letras (por exemplo, A, B e C).
Atividade de permutação com formas de dígitos: Peça para as crianças escreverem todos os números de três dígitos que podem ser formados usando os dígitos 1, 2 e 3 em diferentes ordens. Depois, peça para elas escreverem quantos números de quatro dígitos podem ser formados usando esses mesmos dígitos.