Atividades:
- Identificar materiais permeáveis e impermeáveis em casa ou na escola.
- Observar a absorção de água em diferentes tipos de solo (areia, terra, argila, etc.).
- Realizar experimentos para demonstrar a permeabilidade de diferentes materiais (papel, tecido, esponja, etc.).
- Pesquisar sobre os impactos ambientais causados pela impermeabilização do solo.
Exercícios:
- Complete as frases com a palavra permeável: "Um solo ___ permite a passagem de água e ar."
- Associe as imagens aos materiais permeáveis ou impermeáveis.
- Responda se as afirmações são verdadeiras ou falsas: "Um solo impermeável é bom para a absorção de água." "Um tecido permeável não deixa passar líquidos."
Jogos:
- Jogo da Memória: crie cartas com palavras relacionadas à permeabilidade e use para jogar o tradicional jogo da memória.
- Caça-palavras: crie uma tabela com palavras relacionadas à permeabilidade e peça para as crianças encontrarem as palavras na tabela.
- Fábrica de Solo: simule a criação de diferentes tipos de solo em uma fábrica e estimule as crianças a pensar sobre a permeabilidade de cada tipo de solo.