Instruções: - Apresente aos alunos uma série de frases simples em voz passiva. - Peça aos alunos que identifiquem a voz passiva em cada frase e escrevam a frase novamente usando a voz ativa. - Discuta em grupo as mudanças no significado e na estrutura da frase ao mudar de voz passiva para ativa.
Exemplo de frases: - O bolo foi comido pela criança. (voz passiva) - A criança comeu o bolo. (voz ativa) - A carta foi escrita por Maria. (voz passiva) - Maria escreveu a carta. (voz ativa)
Instruções: - Apresente aos alunos uma série de frases simples em voz ativa. - Peça aos alunos que reescrevam cada frase usando a voz passiva. - Discuta em grupo as mudanças no significado e na estrutura da frase ao mudar de voz ativa para passiva.
Exemplo de frases: - O cachorro mordeu o carteiro. (voz ativa) - O carteiro foi mordido pelo cachorro. (voz passiva) - A professora explicou a lição para os alunos. (voz ativa) - A lição foi explicada para os alunos pela professora. (voz passiva)
Instruções: - Crie um caça-palavras com verbos no passado que podem ser usados na voz passiva. - Peça aos alunos que encontrem os verbos e escrevam frases usando-os na voz passiva. - Discuta em grupo as mudanças no significado e na estrutura da frase ao mudar de voz ativa para passiva.
Exemplo de verbos: - Estudou - Foi visto - Foi encontrado - Foi escolhido - Foi feito - Foi dito.