Jogo de mímica: os alunos devem representar cenas dramáticas sem usar palavras, apenas gestos e expressões.
Improviso: dividir os alunos em grupos e dar um tema dramático para que eles criem uma cena improvisada.
Jogo da verdade: os alunos formam um círculo e cada um deve dizer uma verdade dramática sobre si mesmo, exemplo: "eu perdi meu pai". O próximo aluno deve repetir a frase do anterior e adicionar uma verdade dramática sua.
Cenas em grupo: dividir os alunos em grupos e dar um tema dramático para que eles criem uma cena em conjunto.
Jogo de adivinhação: um aluno escolhe uma palavra dramática e os outros devem fazer perguntas para tentar adivinhar a palavra.
Leitura dramatizada: ler um texto dramático em grupo, dando ênfase às emoções e sentimentos dos personagens.
Jogo das emoções: os alunos devem representar cenas com diferentes emoções, como tristeza, raiva, medo, alegria, etc.
Jogo da plateia: um aluno escolhe uma cena dramática para ser representada e os outros alunos fazem o papel da plateia, reagindo às emoções e ações dos personagens.
Exercício de concentração: os alunos se sentam em círculo e um aluno inicia uma cena dramática. Quando ele parar, o próximo aluno deve continuar a cena exatamente do ponto em que o anterior parou.
Brincadeira do "sim, e...": um aluno inicia uma cena dramática e os outros devem completar as falas do personagem principal usando a frase "sim, e...". Isso ajuda a desenvolver a colaboração e a continuidade da cena.