📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Doidos

Atividade 1: Associação de ideias Peça aos alunos para, em grupos, pensarem em palavras ou expressões que, para eles, estão relacionadas com a palavra “doidos”. Por exemplo: loucura, insensatez, riso, humor, mania, etc. Depois, cada grupo pode compartilhar suas ideias com a turma e discutir as diferentes conotações da palavra “doidos".

Exercício 1: Caça-palavras Crie um caça-palavras com palavras relacionadas com a palavra “doidos”. Os alunos devem encontrar as palavras escritas em diferentes direções e orientações no quadro. Exemplos de palavras: loucura, insensatez, riso, humor, mania, extravagância, etc.

Jogo 1: Charadas Divida a turma em grupos e prepare charadas relacionadas com a palavra “doidos”. Por exemplo:

  1. Sou uma coisa que todo doido tem, mas todo sábio tem pouco. O que sou?
  2. O que é que um doido faz na chuva?
  3. Por que um doido coloca uma escova de dente na janela?

Cada grupo deve ter um tempo para adivinhar as charadas e ganha pontos a cada acerto.

Jogo 2: Jogo da memória Crie um jogo da memória com imagens que representam a palavra “doidos". Por exemplo, uma imagem de um palhaço, uma camisa de força, uma risada, etc. Os alunos devem encontrar as imagens correspondentes em um jogo da memória.

Atividade 2: Escrita criativa Peça aos alunos para escreverem um texto criativo sobre um personagem “doido” que eles inventaram. O personagem pode ser engraçado, triste, assustador, ou qualquer coisa que a imaginação permitir. Eles podem descrever sua aparência, sua história, suas manias, etc.

Exercício 2: Completa a frase Escreva várias frases relacionadas com a palavra “doidos” incompletas. Por exemplo:

  1. O doido é uma pessoa que...
  2. As pessoas acham que sou doido porque...
  3. Para ficar mais doido, eu...
  4. Quando estou doido, gosto de...

Os alunos devem completar as frases com suas próprias ideias e compartilhar com a turma.

Jogo 3: Palavra proibida Escolha algumas palavras relacionadas com a palavra “doidos” e escreva em cartões. Escolha uma pessoa para ser o jogador que deve descrever as palavras aos outros jogadores sem usar a palavra proibida. Por exemplo, se a palavra proibida é “loucura”, o jogador deve descrever a palavra sem usar essa palavra. Os outros jogadores têm que adivinhar a palavra certa. Se o jogador usar a palavra proibida, ele perde um ponto. O jogador com mais pontos no final do jogo vence.

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