Atividades:
Debate: Divida a turma em dois grupos e peça para que cada um defenda um ponto de vista sobre o ato de despojar-se. O primeiro grupo deve argumentar que despojar-se é um ato de liberdade e desapego material, enquanto o segundo grupo deve argumentar que despojar-se é um ato de desperdício e falta de cuidado com os bens materiais.
Contação de História: Conte uma história sobre uma pessoa que decidiu despojar-se de todas as suas posses e iniciar uma vida simples e desapegada. Pergunte aos alunos o que aprenderam com a história e como poderiam aplicar essa lição em suas próprias vidas.
Exercícios:
Redação: Peça para que os alunos escrevam uma redação sobre o que significa despojar-se para eles. Eles podem falar sobre suas experiências pessoais com o desapego material ou sobre como enxergam essa prática em sua cultura ou sociedade.
Reflexão: Proponha uma reflexão sobre as coisas que cada aluno possui e o quanto elas são realmente necessárias em suas vidas. Peça para que eles façam uma lista dos itens que poderiam despojar-se e como isso poderia impactar suas vidas de forma positiva.
Jogos:
Jogo da Memória: Crie um jogo da memória com imagens que representem o despojar-se, como por exemplo uma pessoa doando roupas ou objetos para uma instituição de caridade. Os alunos devem encontrar os pares das imagens.
Quem sou eu?: Escreva em pedaços de papel palavras relacionadas ao despojar-se, como "doação", "desapego" e "simplicidade". Cole um papel na testa de cada aluno e eles devem adivinhar qual palavra está escrita em seu papel fazendo perguntas aos colegas.