Atividade 1: Desvia letra
Objetivo: Desenvolver a habilidade de desviar uma letra das palavras.
Materiais: Papel, lápis ou caneta.
Instruções: 1. O professor ou o responsável pela atividade deve escrever uma palavra no papel. 2. Em seguida, apagar uma letra da palavra. 3. Pedir para que os alunos escrevam a palavra completa novamente, mas desviando a letra que foi apagada para outra posição da palavra. 4. O aluno que escrever corretamente primeiro, ganha um ponto.
Exemplo: Palavra: CARRO Letra a ser desviada: R Nova palavra: CRARO
Exercício 1: Jogo das palavras desviadas
Objetivo: Desenvolver a habilidade de criar palavras a partir de outras palavras, desviando uma letra.
Materiais: Papel e lápis ou caneta.
Instruções: 1. O professor ou o responsável pela atividade deve escolher uma palavra e escrevê-la no papel. 2. Em seguida, pedir para os alunos criarem outras palavras a partir da palavra escolhida, porém, desviando uma letra. 3. Cada aluno deve escrever o máximo de palavras que conseguir em um tempo pré-determinado. 4. O aluno que escrever mais palavras corretamente, ganha um ponto.
Exemplo: Palavra escolhida: CORRER Palavras desviadas: CORRA, CORES, CORDE, CORREÇA, etc.
Jogo 1: Desvio de bola
Objetivo: Desenvolver a habilidade de desviar a bola do adversário.
Materiais: Bola e espaço para jogar.
Instruções: 1. Formar duas equipes. 2. Cada equipe deve ficar em um lado do espaço de jogo. 3. O objetivo é fazer a bola passar por cima do adversário, sem que ele consiga desviar. 4. Cada equipe tem direito a três desvios antes de perder a posse da bola. 5. A equipe que conseguir mais pontos, ganha o jogo.
Observação: É importante que as crianças tenham um certo nível de habilidade para jogar esse jogo com segurança.
Exemplo: Equipe A: João, Maria e Pedro Equipe B: Ana, José e Luís
Pontuação: Equipe A: 3 pontos Equipe B: 2 pontos
Jogo 2: Desvio de obstáculos
Objetivo: Desenvolver a habilidade de desviar de obstáculos.
Materiais: Objetos que possam ser usados como obstáculos e espaço para jogar.
Instruções: 1. Formar duas equipes. 2. Cada equipe deve ficar em um lado do espaço de jogo. 3. O objetivo é fazer o percurso de obstáculos no menor tempo possível, desviando de cada obstáculo sem tocá-los. 4. A equipe que fizer o percurso mais rapidamente, ganha o jogo.
Observação: É importante que as crianças tenham um certo nível de habilidade para jogar esse jogo com segurança.
Exemplo: Equipe A: João, Maria e Pedro Equipe B: Ana, José e Luís
Tempo: Equipe A: 1 minuto e 30 segundos Equipe B: 1 minuto e 40 segundos
Vencedor: Equipe A.