Objetivo: Desenvolver o vocabulário dos alunos, explorando diferentes palavras que podem ser utilizadas no lugar de “designar”.
Materiais: Cartões com palavras que designam (por exemplo: nomear, apontar, indicar, escolher, selecionar, eleger).
Instruções:
Distribua os cartões com palavras que designam para os alunos.
Explique o significado de cada palavra e discuta em conjunto como elas podem ser utilizadas em diferentes contextos.
Peça para que os alunos usem as palavras em frases e exemplos, e discuta com eles quando cada palavra seria mais apropriada.
Exercício de Compreensão: Designando Tarefas
Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos de entender e designar tarefas de forma clara e eficiente.
Materiais: Lista de tarefas.
Instruções:
Distribua a lista de tarefas para os alunos.
Explique que eles terão que designar as tarefas para diferentes membros do grupo, de forma clara e eficiente.
Discuta em conjunto as melhores formas de designar as tarefas, levando em conta os interesses e habilidades de cada membro do grupo.
Peça para que os alunos apresentem suas designações e discuta com eles como elas poderiam ser melhoradas.
Jogo de Adivinhação: Designando Objetos
Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e designar objetos a partir de suas características.
Materiais: Objetos variados (por exemplo: um livro, uma caneta, um caderno, uma bola).
Instruções:
Coloque os objetos variados em uma caixa ou sacola.
Peça para que um aluno retire um objeto da caixa ou sacola e o descreva para o grupo sem dizer o nome.
Os demais alunos devem adivinhar qual é o objeto a partir das características descritas.
Quando o objeto for identificado, discuta em conjunto como ele poderia ser designado de forma clara e eficiente em diferentes contextos.