Atividade 1: Reconhecimento de cores desbotadas Objetivo: Identificar e nomear cores desbotadas.
Materiais: Cartões com cores desbotadas (por exemplo, rosa desbotado, verde desbotado, roxo desbotado, etc.).
Instruções:
Pré-selecione uma variedade de cartões de cores desbotadas.
Coloque os cartões em uma mesa ou em um suporte de memória.
Peça ao aluno que escolha um cartão aleatoriamente e identifique a cor desbotada.
Em seguida, peça ao aluno que nomeie a cor original e relate como a cor desbotada é diferente da cor original.
Atividade 2: Identificação de objetos desbotados Objetivo: Identificar objetos que estão desbotados.
Materiais: Imagens de objetos desbotados (por exemplo, camisetas velhas, brinquedos desbotados, móveis desbotados, etc.)
Instruções:
Apresente ao aluno uma série de imagens de objetos desbotados.
Peça ao aluno que identifique os objetos que estão desbotados.
Peça ao aluno que descreva como os objetos parecem desbotados e por que ele acha que eles parecem assim.
Atividade 3: Jogo de palavras desbotadas Objetivo: Formar palavras com letras desbotadas.
Materiais: Letras desbotadas (por exemplo, letras impressas em papel colorido desbotado).
Instruções:
Divida a turma em duas equipes.
Dê a cada equipe um conjunto de letras desbotadas.
Peça às equipes que formem palavras com as letras desbotadas.
A equipe que formar mais palavras corretamente vence o jogo.
Exercício 1: Preenchimento de cores desbotadas Objetivo: Colorir imagens usando tons desbotados.
Materiais: Imagens em preto e branco.
Instruções:
Dê ao aluno várias imagens em preto e branco.
Peça ao aluno que preencha as imagens usando lápis de cor em tons desbotados.
Peça ao aluno que explique por que ele escolheu esses tons específicos.
Jogo 1: Jogo da memória de cores desbotadas Objetivo: Exercitar a memória visual e a identificação de cores desbotadas.
Materiais: Cartões com cores desbotadas duplos (por exemplo, dois cartões com a mesma cor desbotada em cada par).
Instruções:
Embaralhe os cartões e coloque-os com a face para baixo.
Peça ao aluno para virar dois cartões de cada vez, tentando encontrar um par que tenha a mesma cor desbotada.
Se o aluno encontrar um par, ele ganha os dois cartões e pode continuar jogando.
Se o aluno não encontrar um par, ele deve virar os cartões de volta com a face para baixo e tentar novamente.
O jogo termina quando todos os pares são encontrados.
Exercício 2: Desenho de cores desbotadas Objetivo: Criar desenhos utilizando apenas cores desbotadas.
Materiais: Papel e lápis de cor em tons desbotados.
Instruções:
Peça ao aluno para escolher um tema para o seu desenho.
Peça ao aluno para criar o desenho usando apenas cores desbotadas.
Incentive o aluno a ser criativo e usar diferentes tons desbotados para criar profundidade e textura no desenho.