📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Defesas

Possíveis atividades, exercícios e jogos com a palavra "defesas" são:

  • Atividade: Palavras Cruzadas

    1. Faça uma grade com quadrados em branco e preto, na horizontal e vertical.
    2. Escreva as seguintes dicas para as palavras horizontais:
        1. Estratégias usadas para proteger algo ou alguém.
        1. Jogadores que atuam próximos ao goleiro para evitar gols.
        1. Mecanismos naturais do corpo para combater doenças.
        1. Ações tomadas para impedir um ataque em guerra ou conflito.
        1. Formas de evitar riscos e perigos no ambiente.
    3. Escreva as seguintes dicas para as palavras verticais:
        1. Tipo de defesa que consiste em construir muros, cercas ou fortificações.
        1. Técnica de artes marciais que usa movimentos de bloqueio e esquiva.
        1. Conjunto de leis e regras que protegem os direitos e interesses de alguém.
        1. Reações emocionais que surgem como defesa contra ameaças ou frustrações.
    4. Preencha os quadrados com as letras correspondentes a cada palavra, formando uma cruzada de palavras.
  • Exercício: Tempestade de Ideias

    1. Escreva a palavra "defesas" no centro de uma folha ou lousa.
    2. Peça aos participantes que, em 5 minutos, escrevam o máximo de ideias que puderem relacionadas a defesas, sem censura ou julgamento.
    3. Após o tempo estipulado, faça uma síntese das ideias e destaque as mais relevantes ou inovadoras.
    4. Discuta com o grupo como as ideias podem ser aplicadas em situações reais de proteção, segurança ou prevenção.
  • Jogo: Jogo da Memória

    1. Desenhe ou imprima 12 cartas com imagens relacionadas a defesas, como escudos, capacetes, luvas, vacinas, policiais, bombeiros, etc.
    2. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo sobre uma mesa.
    3. Peça aos jogadores que, em turnos, virem duas cartas por vez, tentando formar pares iguais.
    4. Se acertarem, mantêm as cartas viradas para cima e podem continuar jogando.
    5. Se errarem, devem virar as cartas novamente, para que outro jogador tente.
    6. O jogo termina quando todas as cartas forem encontradas e os pares formados.
    7. O jogador que tiver mais pares ganha o jogo.
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