📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Premissa

Atividade 1: Quebra-cabeça de premissa - Escreva várias premissas em papéis pequenos (por exemplo: "Todos os cães são animais", "Se chove, as ruas ficam molhadas", "Se estudar, você vai passar no exame") - Misture os papéis e distribua entre os participantes - Os participantes devem encontrar os outros que têm premissas que possam se encaixar com a sua, formando uma "frase lógica". Por exemplo, se eu tenho "Todos os cães são animais" e outra pessoa tem "Rex é um cão", podemos formar a frase "Rex é um animal".

Exercício 1: Identificando a premissa em um argumento - Apresente um argumento para os participantes - Peça que identifiquem qual é a premissa e qual é a conclusão - Discuta com o grupo se a premissa é verdadeira e se o argumento é válido

Jogo 1: Jogo da verdade ou mentira de premissas - Um dos participantes deve fazer uma afirmação com uma premissa (por exemplo: "Todos os gatos são verdes") - Os outros participantes devem decidir se a afirmação é verdadeira ou falsa - Se a afirmação contiver uma premissa falsa, o participante que afirmou perde um ponto - Se todos os participantes errarem, o participante que afirmou ganha um ponto - O participante com mais pontos ao final do jogo é o vencedor.

Atividade 2: Criando argumentos com premissas - Divida os participantes em grupos - Cada grupo deve criar um argumento com duas premissas e uma conclusão (por exemplo: "Todos os mamíferos têm pelos", "Os seres humanos são mamíferos", "Logo, todos os seres humanos têm pelos") - Os grupos apresentam seus argumentos e os outros grupos devem avaliá-los, identificando se as premissas são verdadeiras e se o argumento é válido

Exercício 2: Praticando a negação de premissas - Apresente uma premissa para os participantes (por exemplo: "Todos os franceses gostam de queijo") - Peça que neguem a premissa (por exemplo: "Não é verdade que todos os franceses gostam de queijo") - Discuta com o grupo se a negação é verdadeira e se a premissa original era verdadeira ou falsa

Jogo 2: Jogo da dedução de premissas - Um dos participantes deve escolher uma premissa e mantê-la em segredo - Os outros participantes devem fazer perguntas que possam ajudar a deduzir a premissa (por exemplo: "A premissa envolve animais?", "A premissa envolve pessoas?") - O participante que escolheu a premissa deve responder apenas com "sim" ou "não" - O objetivo dos outros participantes é descobrir a premissa em um número limitado de perguntas. O participante que descobrir a premissa é o vencedor.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários