Atividades: 1. Pergunte aos alunos se eles sabem o que significa a palavra permeável e se eles podem dar exemplos de materiais que são permeáveis e materiais que não são permeáveis. 2. Divida a classe em grupos e peça para eles procurarem exemplos de materiais permeáveis e não permeáveis em seu ambiente escolar ou em suas casas. Cada grupo deve apresentar seus exemplos para a turma. 3. Crie uma tabela na lousa e peça para os alunos categorizarem diferentes materiais como permeáveis ou não permeáveis. Discuta com a turma as possíveis consequências ambientais do uso excessivo de materiais não permeáveis.
Exercícios: 1. Complete as frases abaixo com a palavra permeável: a) A água consegue passar por materiais... b) Solos argilosos são menos... do que solos arenosos. c) Um tecido... permite a passagem de ar.
Jogos: 1. Jogo da Memória: Faça cartas com imagens de materiais permeáveis e não permeáveis. Embaralhe as cartas, coloque-as viradas para baixo e peça para os alunos encontrarem os pares correspondentes.