Caça-palavras: Noitinha, estrela, lua, sono, jantar, descanso, tranquilo, noturno, céu, escuro.
Jogo da Memória: Crie cartas com imagens que representam a noitinha, como estrelas, luas, travesseiros, dormir, jantar, etc. Embaralhe as cartas e coloque-as em uma mesa ou no chão. Os jogadores devem tentar encontrar as cartas que correspondem.
O que vem depois? Escreva uma sequência de palavras relacionadas à noitinha, como "jantar - banho - pijama - escovar os dentes - dormir". Peça às crianças que adivinhem qual palavra vem depois e continue com a sequência.
História coletiva: Comece uma história com a palavra noitinha e deixe que cada pessoa adicione uma frase até que a história esteja completa.
Jogo de adivinhação: Escreva ou desenhe uma palavra relacionada à noitinha em um pedaço de papel e cole-a na testa do jogador. Os outros jogadores devem dar dicas ou fazer perguntas para ajudar o jogador a adivinhar a palavra. O jogador que acertar primeiro ganha.
Bingo da Noitinha: Crie cartelas de bingo com imagens relacionadas à noitinha, como estrelas, luas, travesseiros, dormir, jantar, etc. Sorteie as imagens e quem completar uma linha primeiro ganha.
Palavras-cruzadas: Crie uma palavras-cruzadas com palavras relacionadas à noitinha, como sono, escuro, descanso, estrela, lua, etc. Peça às crianças que preencham as palavras cruzadas.
Teatro de sombras: Com papelão e tesoura, corte figuras que representem a noitinha, como uma lua, uma estrela, dormindo, etc. Em seguida, crie um teatro de sombras na parede com uma lanterna. As crianças podem criar histórias e atuar com as sombras das figuras.
Adivinhe o objeto: Coloque objetos relacionados à noitinha em uma sacola ou caixa, como um travesseiro, pijama, livros para dormir, etc. Peça às crianças para colocar as mãos na sacola e adivinhar o que está dentro.
Corrida da noitinha: Divida as crianças em equipes e dê a cada equipe uma lanterna. Cada equipe deve encontrar um objeto relacionado à noitinha no quintal ou na casa, usando apenas a lanterna para iluminar o caminho. A equipe que encontrar o objeto primeiro ganha.