📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Negrume

Atividade 1: Definição de palavras

Objetivo: praticar a definição de palavras e o vocabulário relacionado a “negrume”

Materiais: papel e lápis

Instruções:

  1. Divida a turma em grupos e distribua uma folha de papel e um lápis para cada grupo.

  2. Peça para que os grupos pesquisem a definição de “negrume” e escrevam em sua folha de papel.

  3. Em seguida, peça para que cada grupo pesquise outras palavras relacionadas a “negrume” e as escrevam em sua folha de papel, fornecendo a definição de cada uma delas.

  4. Por fim, peça para que cada grupo apresente suas palavras e definições para a turma.

Exemplo de palavras relacionadas a “negrume”:

  • Escuridão
  • Trevas
  • Obscuridade
  • Sombra
  • Noite
  • Tenebrosidade

Exercício 1: Caça-palavras

Objetivo: identificar palavras relacionadas a “negrume” em um caça-palavras.

Materiais: caça-palavras impresso e lápis.

Instruções:

  1. Distribua uma cópia do caça-palavras para cada aluno e peça para que encontrem as palavras relacionadas a “negrume”.

  2. Estimule os alunos a procurar as palavras em diferentes direções, como na horizontal, vertical e diagonal.

  3. Os alunos devem marcar as palavras com o lápis conforme as vão encontrando.

  4. Após encontrarem todas as palavras, os alunos devem escrevê-las em uma folha de papel e definir cada uma delas.

Exemplo de palavras no caça-palavras:

  • Escuridão
  • Trevas
  • Sombra
  • Noite
  • Tenebrosidade
  • Obscuridade

Jogo 1: Jogo de associação de palavras

Objetivo: associar palavras relacionadas a “negrume”

Materiais: cartas com palavras relacionadas a “negrume”

Instruções:

  1. Separe um conjunto de cartas, cada uma com uma palavra relacionada a “negrume”.

  2. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo em uma mesa.

  3. Os jogadores devem tirar uma carta da mesa e tentar associar essa palavra com outra palavra relacionada a “negrume”, dita por outro jogador.

  4. O jogador que fizer uma associação correta de palavras ganha um ponto.

  5. O jogo continua até que todas as cartas sejam usadas.

Exemplo de cartas:

  • Escuridão
  • Trevas
  • Sombra
  • Noite
  • Tenebrosidade
  • Obscuridade
Compartilhe

Fale Conosco

Comentários