a) Pesquise sobre as forças que atuam em nosso corpo e elabore um texto explicativo.
b) Faça uma lista de atividades físicas que exijam força e experimente fazer algumas delas.
c) Observe ao seu redor e identifique objetos que sejam movidos por forças. Anote alguns exemplos.
a) Escreva 5 frases usando a palavra força.
b) Complete as frases a seguir com a forma correta da palavra força ou forças.
A __ do vento foi tão forte que derrubou várias árvores.
A __ da gravidade mantém os planetas em órbita.
A __ muscular é necessária para levantar pesos.
A __ entre os átomos mantém os sólidos unidos.
A __ elétrica atrai ou repele outros átomos.
c) Reescreva as frases do exercício anterior, trocando a palavra força pelo seu sinônimo mais adequado.
A __ do vento foi tão forte que derrubou várias árvores.
A __ da gravidade mantém os planetas em órbita.
A __ muscular é necessária para levantar pesos.
A __ entre os átomos mantém os sólidos unidos.
A __ elétrica atrai ou repele outros átomos.
Jogos:
a) Jogo da Força: divida a turma em duplas e peça que cada dupla segure um extremo de um lençol. A dupla que conseguir fazer com que o outro time caia ao chão, vencendo assim a disputa.
b) Jogo das Forças: faça uma lista com diversas atividades que exijam força, como correr, pular, levantar peso, etc. Peça para que os alunos formem duplas e cada dupla escolha uma atividade. O objetivo do jogo é fazer com que a dupla consiga fazer a atividade escolhida o mais rápido possível.