Atividade 1:
Crie uma lista de palavras relacionadas à esclerose, como por exemplo, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, esclerose sistêmica, entre outras.
Peça aos alunos para pesquisarem sobre as diferentes formas de esclerose.
Peça aos alunos para criarem uma apresentação sobre a esclerose, incluindo suas causas, sintomas e tratamentos.
Atividade 2:
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar um jogo que envolva a palavra esclerosado.
Os jogos podem ser de tabuleiro, cartas, ou até mesmo jogos virtuais.
Os alunos devem criar as regras do jogo e apresentá-lo para a turma.
Atividade 3:
Peça aos alunos para escreverem um pequeno texto sobre como é conviver com uma pessoa esclerosada.
Os alunos podem pesquisar sobre a esclerose e entrevistar pessoas que convivem com a doença.
Depois de escreverem o texto, os alunos podem compartilhá-lo com os colegas e discutir sobre as diferentes experiências de convivência com a doença.
Exercícios:
a) Ele ficou ____ depois de sofrer um acidente.
b) A doença deixou o homem ____ e com dificuldade para se mover.
c) A esclerose múltipla é uma doença que causa lesões ____ no sistema nervoso central.
Jogo:
Jogo de palavras cruzadas com a palavra esclerosado.
Dica: Doença que afeta o sistema nervoso central e causa lesões nas células nervosas.
Horizontal:
Vertical: