📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Distribua

Atividade 1: Completa a frase Peça aos alunos para completarem as seguintes frases com a palavra "distribua":

  1. A professora ___ as atividades para todos os alunos.

  2. Na merenda escolar, é importante que se ____ os alimentos de forma equilibrada.

  3. No comércio, é comum que se ___ os produtos de acordo com a demanda.

  4. É necessário que a justiça ___ as riquezas de forma justa e igualitária.

  5. Durante a aula virtual, o professor ____ o material antes da atividade começar.

Exercício 1: Caça-Palavras Monte um caça-palavras com a palavra "distribua" e outras palavras relacionadas (por exemplo: compartilhar, dividir, igualdade, justiça, entre outras).

Jogo 1: Stop! Jogue com a turma um jogo de Stop!, no qual os alunos terão que escrever palavras relacionadas à distribuição em diferentes categorias (por exemplo: nome, animal, fruta, cidade, objeto, entre outros). O professor sorteia a letra inicial e os alunos terão um tempo para preencher todas as categorias com palavras que comecem com a letra sorteada. Depois de todos completarem, o professor pede para que cada aluno leia suas respostas e, em caso de repetição, só será aceita a resposta daquele que escreveu primeiro.

Atividade 2: Liga-Palavras Monte um jogo liga-palavras com a palavra "distribua". Escreva a palavra em um cartão grande e, em outro cartão, escreva palavras que possam ser associadas à distribuição. Peça para que os alunos escolham um cartão e liguem as palavras que formam um par.

Exercício 2: Trabalhando a Oralidade Proponha um debate em sala de aula sobre o tema "distribuição de riquezas". Os alunos deverão expor suas ideias e argumentos sobre como essa distribuição poderia acontecer de forma justa e igualitária. O professor pode dividir a turma em grupos para que cada grupo apresente uma proposta e, ao final, discutir as diferentes sugestões.

Jogo 2: Banco Imobiliário Jogue com a turma o jogo Banco Imobiliário para trabalhar a ideia de distribuição de riquezas. Os alunos deverão jogar como se fossem empresários e, durante o jogo, terão que tomar decisões sobre como distribuir seus lucros de forma justa entre seus funcionários, acionistas e a sociedade em geral. O professor pode estimular a discussão sobre as decisões tomadas e os resultados alcançados.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários