Atividades:
a) A _ é o processo de dissolver um sólido em um líquido. b) A _ é o processo de dissolver um gás em um líquido. c) A __ é o processo de dissolver um líquido em outro líquido.
a) Qual é o soluto em uma solução de açúcar em água? b) Qual é o solvente em uma solução de sal em água? c) O que é uma solução saturada? d) O que é uma solução concentrada? e) O que é uma solução diluída?
Exercícios:
Um aluno dissolveu 20g de açúcar em 100ml de água. Qual é a concentração em g/L dessa solução?
Calcule a massa de NaCl necessária para preparar 500ml de uma solução de concentração 0,2 mol/L.
Uma solução de açúcar tem concentração de 40 g/L. Qual é a massa de açúcar em 500 ml dessa solução?
Jogos:
Quebra-cabeça de dissoluções: Monte um quebra-cabeça com imagens de solutos e solventes, e em seguida, peça para os alunos identificarem quais são os solutos e solventes de cada imagem.
Jogo da forca de dissoluções: Crie um jogo da forca com palavras relacionadas a dissoluções, como "soluto", "solvente", "concentração", entre outras.
Jogo da memória de dissoluções: Crie um jogo da memória com imagens de solutos e solventes e seus respectivos nomes. Os alunos devem encontrar as combinações corretas de imagem e nome.