Jogo da Forca: escreva a palavra "desamarra" em um papel e desenhe os traços correspondentes às letras. Faça com que as pessoas adivinhem as letras em falta, tentando adivinhar a palavra antes que todas as partes do corpo do homem desenhado sejam concluídas.
Jogo de Palavras Cruzadas: crie um conjunto de palavras cruzadas que apresentem a palavra "desamarra" como uma das respostas.
Forca de Desafio: desafie um amigo a tentar desamarrar os seus sapatos, seguindo as coordenações orais que você fornecer. Se ele conseguir, troque de papel e tente desamarrar os sapatos dele.
Adivinhação de Palavras: faça com que as pessoas tentem adivinhar uma palavra baseando-se nos sinônimos e antônimos. Comece com um sinônimo para "desamarra" (como "desata", por exemplo), e peça para as pessoas adivinharem a palavra oposta.
Corrida de Desamarrar: cronometre a rapidez com que uma pessoa pode desamarrar os sapatos e amarrá-los novamente. Se quiser, use um cronômetro digital e desafie outras pessoas a baterem o tempo.
Jogo de Palavras em Movimento: escolha uma palavra, como "desamarra", e peça para as pessoas a transformarem em uma outra palavra, mudando apenas uma letra de cada vez. Por exemplo, desamarra - desabarra - desembaraça.
O Jogo da Mímica: peça para uma pessoa fazer mímica de desamarrar os sapatos, enquanto as outras pessoas tentam adivinhar a palavra correspondente.
Atividade de enriquecimento de vocabulário: peça para as pessoas escreverem uma história usando a palavra "desamarra" pelo menos três vezes. Quem apresentar a história mais criativa e coerente ganha um prêmio.