Atividade 1:
- Escolha uma afirmação ou declaração que possa ser contestada.
- Divida a turma em grupos.
- Cada grupo deve defender um ponto de vista (a favor ou contra) em relação à afirmação.
- Os grupos devem apresentar suas posições em uma discussão/debate em sala de aula.
- Ao final, os alunos podem votar na posição que consideram mais convincente.
Exemplo de afirmação: "O consumo de carne é prejudicial ao meio ambiente".
Atividade 2:
- Escreva algumas frases que contenham contestando.
- Peça aos alunos que identifiquem o verbo e o objeto direto em cada uma delas.
- Em seguida, peça aos alunos que reescrevam as frases na forma afirmativa.
Exemplo de frase: "Ele está constantemente contestando as decisões do chefe."
Verbo: contestando Objeto direto: as decisões do chefe
Forma afirmativa: "Ele está frequentemente fazendo perguntas ou dando opiniões sobre as decisões do chefe."
Exercício:
- Leia um texto que contenha uma tese claramente definida.
- Destaque as partes do texto que apresentam contestações à tese.
- Escreva um parágrafo argumentativo que refute uma das contestações apresentadas.
Jogo:
"Contestação relâmpago"
- Divida a turma em duplas.
- Escolha uma afirmação para cada dupla contestar.
- Dê um tempo limite para cada dupla elaborar seus argumentos (por exemplo, 1 minuto).
- Cada dupla deve apresentar seus argumentos em sequência.
- Ao final, a turma pode votar no argumento mais convincente.
Exemplo de afirmação: "A tecnologia tem mais efeitos negativos do que positivos na sociedade."