📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Conjugação

com atividades, exercícios e jogos com a palavra conjugação

Conjugação é o ato ou efeito de conjugar ou conjugar-se. A conjugação de um verbo é o modo como ele é flexionado para se adaptar ao sujeito de uma oração, de acordo com o tempo, o modo, o número e a pessoa.

Para conjugar um verbo, basta saber o seu infinitivo. O infinitivo é a forma não conjugada do verbo, ou seja, o verbo no seu estado natural. Por exemplo, o infinitivo do verbo “comer” é “comer”. A partir do infinitivo, é possível conjugar o verbo de acordo com as regras gramaticais.

Existem três grandes grupos de conjugação de verbos em português: os verbos regulares, os verbos irregulares e os verbos defectivos.

Os verbos regulares são aqueles que seguem as mesmas regras de conjugação. Por exemplo, o verbo “comer” é regular, pois basta acrescentar o sufixo “-er” para conjugá-lo no presente do indicativo. Já o verbo “beber” é irregular, pois não segue as mesmas regras de conjugação.

Os verbos irregulares são aqueles que apresentam alterações na raiz do verbo, ou seja, na parte que não sofre alterações quando o verbo é conjugado. Por exemplo, o verbo “ir” é irregular, pois a sua raiz muda de “v” para “f” quando conjugado no presente do indicativo. Já o verbo “saber” é regular, pois a sua raiz não sofre alterações quando conjugado.

Os verbos defectivos são aqueles que não podem ser conjugados em todas as pessoas do discurso. Por exemplo, o verbo “poder” só pode ser conjugado na 1ª e 2ª pessoas do singular e na 3ª pessoa do plural. Já o verbo “querer” pode ser conjugado em todas as pessoas do discurso.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários