Jogo de tabuleiro: Cercando o Território
- Cada jogador escolhe uma cor e recebe um certo número de peças de jogo (por exemplo, 10 peças).
- O tabuleiro é dividido em quadrados (por exemplo, 10x10).
- O objetivo do jogo é cercar o maior território possível com as peças de jogo.
- Os jogadores se alternam colocando suas peças de jogo no tabuleiro, uma por vez.
- Uma peça de jogo pode ser colocada em qualquer quadrado vazio, desde que esteja adjacente (ou seja, tocando) pelo menos uma das peças do jogador na mesma cor.
- Quando um jogador cerca completamente um território (isto é, não há mais quadrados vazios dentro da área cercada), ele ganha pontos iguais ao número de quadrados dentro da área cercada.
- O jogo termina quando todos os quadrados estão preenchidos ou quando os jogadores concordam em parar.
- O jogador com mais pontos no final do jogo vence.
Atividade de escrita: Cercando Palavras
- Escreva a palavra "cercando" no topo de uma folha de papel.
- Peça aos participantes para escreverem o máximo de palavras que conseguirem usando apenas as letras da palavra "cercando".
- Defina um tempo limite (por exemplo, 2 minutos) e incentive os participantes a escreverem o mais rápido possível.
- Depois que o tempo acabar, os participantes compartilham suas listas de palavras.
- O jogador com mais palavras únicas vence.
Exercício de coordenação motora: Cercando Objetos
- Coloque vários objetos (por exemplo, bolas, cones, blocos) em uma área aberta ou dentro de um círculo marcado no chão.
- Peça aos participantes para se moverem ao redor da área, cercando os objetos com seus corpos.
- Os participantes não podem tocar nos objetos ou em outras pessoas.
- Quando todos os objetos estiverem cercados, os participantes mudam de lugar e tentam cercar novamente os objetos de uma maneira diferente (por exemplo, desta vez andando de costas, pulando em um pé, etc.).
- O jogo continua até que todos os participantes tenham tido a chance de cercar os objetos.
Jogo de perguntas e respostas: Cercando Conhecimento
- Divida os participantes em duas equipes.
- A primeira equipe escolhe uma categoria (por exemplo, história, ciência, literatura, esportes).
- A segunda equipe faz uma pergunta relacionada à categoria escolhida.
- Se a primeira equipe responder corretamente, eles podem escolher um quadrado em um tabuleiro marcado com números e cercar o número escolhido com sua cor (por exemplo, usando um X).
- Se a primeira equipe responder incorretamente, a segunda equipe tem a chance de responder corretamente e cercar o número com sua cor.
- O objetivo é cercar três números em uma linha (horizontal, vertical ou diagonal).
- A primeira equipe a cercar três números seguidos vence.