Atividade 1: Atribua um significado
Objetivo: Ajudar os alunos a entenderem melhor o significado da palavra "atribuir".
Materiais necessários: papel e caneta.
Instruções:
Peça aos alunos para formarem grupos de 3 ou 4 pessoas.
Distribua uma folha de papel e uma caneta para cada grupo.
Peça para que cada grupo escolha uma palavra aleatória (por exemplo, maçã) e peça para que atribuam um significado diferente para essa palavra.
Cada grupo deve escrever o significado atribuído para a palavra em um pedaço de papel.
Quando todos os grupos terminarem, leia em voz alta os significados atribuídos para a mesma palavra.
Discuta com a turma como essa atividade pode ajudar a entender a importância de atribuir significados corretos às palavras.
Exercício 1: Atribuindo sinonímia
Objetivo: Exercitar a habilidade de atribuir sinônimos à palavra "atribuir".
Materiais necessários: papel e caneta.
Instruções:
Peça aos alunos para escolherem uma palavra aleatória (por exemplo, "casa").
Peça para que cada aluno atribua um sinônimo para a palavra (por exemplo, "lar", "residência", etc.).
Cada aluno deve escrever o sinônimo atribuído em um pedaço de papel.
Quando todos os alunos terminarem, peça para que alguns leiam seus sinônimos em voz alta para a turma.
Discuta com a turma como essa atividade pode ajudar a ampliar o vocabulário dos alunos e a habilidade de atribuir sinônimos para as palavras.
Jogo 1: Atribuição de características
Objetivo: Desenvolver a habilidade de atribuir características à uma pessoa ou objeto.
Materiais necessários: papel e caneta.
Instruções:
Escolha um objeto (por exemplo, uma cadeira) ou uma pessoa (por exemplo, uma celebridade).
Peça para que cada aluno escreva uma característica que possa ser atribuída a esse objeto ou pessoa em um pedaço de papel.
Depois que todos os alunos terminarem, misture os papéis e coloque-os em um chapéu ou saco.
Escolha um papel aleatoriamente e leia em voz alta a característica que foi atribuída ao objeto ou pessoa escolhido.
Os alunos devem adivinhar qual objeto ou pessoa está sendo descrito com base na característica atribuída.
O aluno que acertar escolhe a próxima pessoa ou objeto a ser descrito.
Discuta com a turma como essa atividade pode ajudar a desenvolver a habilidade de atribuir características a pessoas ou objetos e a aumentar a criatividade.