Atividades: 1. Identificando as rubricas: peça aos alunos para lerem um texto e identificarem as rubricas utilizadas pelo autor. Em seguida, peça para que expliquem o que cada uma delas significa e como elas ajudam a compreender o texto.
Criando rubricas: peça aos alunos para criarem rubricas para avaliarem trabalhos e projetos em sala de aula. Explique que as rubricas devem ser claras, objetivas e justas, de forma que os alunos saibam exatamente o que é esperado deles.
Analisando rubricas: peça para que os alunos analisem rubricas utilizadas em trabalhos de outros alunos e discutam se elas são justas e eficazes. Isso ajuda a desenvolver habilidades críticas e a compreender a importância das rubricas para a avaliação.
Exercícios: 1. Completando rubricas: forneça uma rubrica incompleta e peça para que os alunos completem as lacunas com as informações necessárias para avaliar um trabalho. Isso ajuda a desenvolver a compreensão das rubricas.
Jogos: 1. Jogo da rubrica: crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem responder perguntas sobre rubricas e avaliação de trabalhos. Isso ajuda a desenvolver a compreensão das rubricas e da importância da avaliação.