1) Atividade de escrita: Peça aos alunos para escreverem cinco frases usando a palavra "prendeu". Certifique-se de que as frases estejam bem construídas e em contexto. Exemplo de frase: O policial prendeu o ladrão antes que ele pudesse fugir.
2) Jogo de charadas: Divida a sala em dois grupos. Pegue um papel, escreva a palavra "prendeu" e faça mímica para que o grupo adivinhe qual é a palavra. O grupo que adivinhar primeiro ganha pontos.
3) Jogo da memória: Crie cartas com palavras relacionadas à palavra "prendeu", como polícia, algema, cela, entre outras. Embaralhe as cartas e coloque-as viradas para baixo. Peça aos jogadores para virarem duas cartas por vez e, se elas forem iguais, o jogador pode ficar com elas. O jogador com mais pares no final do jogo vence.
4) Exercício de interpretação de texto: Dê um texto aos alunos em que a palavra "prendeu" seja utilizada. Peça que eles leiam o texto e depois respondam a algumas perguntas relacionadas ao tema, como "Por que o personagem principal prendeu o ladrão?" ou "Qual a consequência da ação de prendê-lo?"
5) Jogo da forca: Escreva a palavra "prendeu" em letras espaçadas em um quadro ou papel. Peça aos jogadores para adivinharem as letras que formam a palavra. Se errarem, desenhe uma parte do corpo do boneco na forca. O objetivo é adivinhar a palavra antes que o boneco seja completamente desenhado.