Atividade 1: Classificação dos animais
Material necessário: cartões com o nome de diferentes animais e suas características.
Instruções: Divida a turma em grupos e distribua os cartões com os diferentes animais e suas características. Peça aos grupos para classificarem os animais em duas categorias: vertebrados e invertebrados. Após a classificação, faça uma discussão em grupo sobre as características que diferenciam os animais vertebrados dos invertebrados.
Exercício 1: Identificando os invertebrados
Material necessário: imagens de diferentes animais.
Instruções: Mostre diferentes imagens de animais e peça aos alunos para identificarem quais são os invertebrados. Para cada imagem de invertebrado identificado, peça para descreverem suas características e habitat.
Jogo 1: Bingo dos invertebrados
Material necessário: cartelas de bingo com imagens de diferentes animais invertebrados.
Instruções: Distribua as cartelas de bingo para os alunos e, em seguida, sorteie as imagens dos diferentes animais invertebrados. Os alunos que tiverem a imagem sorteada devem marcar em sua cartela. O primeiro aluno que completar a cartela deve gritar “bingo”. Em seguida, peça ao aluno para identificar o animal que completou a cartela e descrever suas características e habitat.