Exercício de associação: Peça aos alunos para fazerem associações com a palavra impulsivo. Por exemplo: “O que você associa com o termo impulsivo?”.
Jogo de memória: Faça um jogo de memória em que as cartas tenham palavras relacionadas com impulsividade. Por exemplo: “impulso”, “impulsividade”, “impulsivo”, “impulsão”.
Debate sobre impulsividade: Realize um debate em grupo sobre o que é ser impulsivo, quais as consequências desse comportamento e como lidar com a impulsividade.
Atividade de autocontrole: Peça para os alunos identificarem situações em que são impulsivos e proponha estratégias para controlar a impulsividade.
Jogo de roda: Faça uma roda com palavras relacionadas com impulsividade e peça para cada aluno falar algo sobre aquela palavra.
Exercício de escrita: Peça aos alunos para escreverem um texto sobre uma situação em que agiram de forma impulsiva e como gostariam de ter agido.
Dinâmica do "Pensar antes de agir": Em um grupo, um aluno começa dando uma situação em que uma pessoa agiu de forma impulsiva, e os demais participantes têm que dar sugestões de como a pessoa poderia ter agido de forma mais racional antes de tomar uma decisão.
Jogo de improvisação: Divida a turma em duplas e, a partir de uma situação proposta, os alunos devem improvisar uma cena em que um deles é impulso e o outro deve ajudá-lo a lidar com as consequências dessa impulsividade.
Atividade de reflexão: Peça que os alunos escrevam uma lista dos prós e contras de ser impulsivo e reflitam sobre como essa característica pode afetar suas vidas.
Caça-palavras: Faça um caça-palavras com palavras relacionadas com impulsividade e peça aos alunos para encontrarem todas as palavras escondidas.