Atividades: 1. Agachamentos - com ou sem peso, para fortalecer os músculos dos glúteos. 2. Caminhada e corrida - atividades que também trabalham os glúteos. 3. Subir escadas - outra atividade que exige o uso dos músculos dos glúteos. 4. Aulas de dança - muitos estilos de dança usam movimentos que envolvem os glúteos.
Exercícios: 1. Ponte de glúteo - deitado de costas, eleva-se o quadril e contrai-se os glúteos. 2. Agachamento sumô - com os pés afastados, agacha-se com os joelhos para fora, trabalhando os glúteos e as coxas. 3. Passada - dando um passo longo com uma perna à frente da outra, abaixa-se o corpo até que ambas as pernas formem um ângulo de 90 graus. 4. Glúteo kickback - de quatro apoios, estende-se uma perna para trás até que ela fique reta, contraindo os glúteos.
Jogos: 1. Desafio de agachamentos - quem aguenta fazer mais agachamentos em um tempo determinado? 2. Corrida de elevação de quadril - correr com as pernas elevadas e os glúteos contraídos. 3. Dança das cadeiras - joguinho de festa em que os participantes dançam em volta de cadeiras e, quando a música para, precisam sentar em uma das cadeiras disponíveis. Aí, muitas vezes, os glúteos são bem exigidos! 4. Maratona da escada - quem sobe mais escadas em um tempo determinado?
Lembre-se de sempre aquecer bem antes de realizar qualquer atividade física e, se possível, contar com um acompanhamento profissional adequado.