Atividades:
1) Complete a frase: Quando colocamos açúcar na água, ele se ____.
2) Escreva uma pequena história sobre um pinguim que vive no Ártico e percebe que o gelo ao seu redor está se dissolvendo lentamente.
3) Faça uma pesquisa sobre como a poluição afeta a capacidade da água de dissolver substâncias.
Exercícios:
1) Escreva a equação química que representa a dissolução do sal de cozinha (NaCl) em água.
2) Calcule a concentração de uma solução que contém 25g de açúcar dissolvido em 200ml de água.
3) Explique por que o processo de dissolução é exotérmico em alguns casos e endotérmico em outros.
Jogos:
1) Jogo da Dissolução: os jogadores devem escolher uma substância e tentar adivinhar quanto dela é necessário para dissolvê-la completamente em um copo de água.
2) Jogo dos Experimentos: os jogadores recebem uma série de substâncias e devem realizar experimentos para determinar em quais delas a dissolução é possível e em quais não.
3) Jogo dos Equilíbrios: os jogadores precisam equilibrar o pH de uma solução para que uma substância específica (por exemplo, açúcar) se dissolva completamente.