Atividades:
Pesquisa em grupos: Peça aos alunos para pesquisarem notícias sobre a desvalorização da moeda brasileira nos últimos anos. Em seguida, cada grupo apresenta suas descobertas e discute as possíveis causas e consequências desse fenômeno.
Debate: Promova um debate em sala de aula sobre a desvalorização da autoestima de algumas pessoas. Questione os alunos sobre o que pode levar uma pessoa a se sentir desvalorizada e como isso afeta sua vida e relacionamentos.
Análise de casos: Apresente casos de empresas ou negócios que se desvalorizaram ao longo do tempo. Peça aos alunos para analisarem as causas e consequências dessa desvalorização e sugerirem possíveis soluções para reverter a situação.
Exercícios:
Complete as frases: “O preço do dólar _ nos últimos meses, o que tem _ o poder de compra das pessoas.”
Questões de múltipla escolha: “Qual das opções abaixo é uma consequência da desvalorização da moeda?” a) Aumento do PIB b) Redução da inflação c) Diminuição do poder de compra d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Verdadeiro ou falso: “A desvalorização da autoestima é um fenômeno que afeta apenas adolescentes.” (falso)
Jogos:
Jogo das palavras cruzadas: Elabore um jogo de palavras cruzadas com vocabulário relacionado à desvalorização, como moedas, finanças, economia, etc.
Jogo da forca: Escolha uma palavra associada à desvalorização e proponha que os alunos adivinhem as letras até acertarem a palavra completa.
Jogo de tabuleiro: Crie um jogo de tabuleiro em que os alunos devem responder perguntas sobre desvalorização e finanças para avançarem no jogo. O objetivo é chegar ao final do tabuleiro acumulando o maior número de pontos possível.