Atividade 1: Reconhecendo a desnecessidade
Objetivo da atividade: Identificar situações em que algo é desnecessário.
Materiais: Papel, lápis ou caneta.
Instruções:
Divida os alunos em grupos pequenos.
Peça aos alunos que escrevam no papel três itens que considerem desnecessários em sua vida cotidiana.
Cada grupo deverá compartilhar suas listas com a turma e discutir os motivos pelos quais cada item foi considerado desnecessário.
O grupo que apresentar as listas mais criativas e bem fundamentadas ganhará um prêmio.
Atividade 2: Palavras cruzadas com "desnecessidade"
Objetivo do exercício: Estimular o vocabulário dos alunos, utilizando a palavra "desnecessidade".
Materiais: Papel com palavras cruzadas.
Instruções:
Entregue aos alunos uma folha com palavras cruzadas que contenham a palavra "desnecessidade".
Os alunos deverão preencher as palavras cruzadas com as palavras corretas.
O aluno que acabar a atividade primeiro e sem erros, ganhará um prêmio.
Atividade 3: Jogo em grupo "O que é desnecessário?"
Objetivo do jogo: Desenvolver habilidades de comunicação e persuasão dos alunos.
Materiais: Nenhum.
Instruções:
Divida a turma em grupos de quatro pessoas.
Cada grupo deverá escolher um representante.
O representante de cada grupo deverá escolher um objeto presente em sala de aula e explicar por que ele é desnecessário.
O grupo adversário poderá argumentar em defesa do objeto e tentar convencer o representante do outro grupo de sua utilidade.
O representante decide qual grupo conseguiu argumentar melhor e ganha um ponto.
O grupo com mais pontos ao final do jogo ganha um prêmio.