Jogo de palavras cruzadas com palavras relacionadas ao Decamerão, como "Boccaccio", "plaga", "pestilência", "contos", "novelas", "quarentena", "Florença", entre outras.
Exercício de leitura e interpretação de trechos selecionados do Decamerão, seguido de discussões em grupo sobre o significado e a relevância da obra.
Atividade de escrita criativa, em que os alunos são convidados a escrever novas histórias ou contos inspirados no estilo e tema do Decamerão.
Jogo de mímica, em que os alunos devem representar cenas e situações descritas na obra, utilizando apenas gestos e expressões faciais.
Debate em sala de aula sobre as implicações históricas e socioculturais do Decamerão, incluindo a relação entre a obra e a peste bubônica que assolou a Europa no século XIV.
Leitura dramatizada de trechos do Decamerão, com a participação dos próprios alunos interpretando os personagens e narrando as histórias.
Atividade de pesquisa em grupo sobre a vida e obra de Giovanni Boccaccio, autor do Decamerão, com apresentação dos resultados em formato de painel ou seminário.
Jogo de tabuleiro inspirado no universo do Decamerão, envolvendo desafios lógicos, perguntas sobre a obra e sorteios de cartas com tarefas adicionais.
Exercício de escrita argumentativa, em que os alunos são desafiados a defender ou criticar o valor literário e cultural do Decamerão em relação a outras obras clássicas da literatura europeia.
Atividade de produção audiovisual, em que os alunos criam vídeos, animações ou podcasts sobre temas relacionados ao Decamerão, como a peste, a quarentena, a vida na Idade Média, entre outros.