1) Jogo de improvisação: Em duplas, um jogador começa a contar uma história e, em algum momento, deve dizer "de repente". Quando isso acontecer, o outro jogador deve continuar a história de forma improvisada e criativa. O objetivo é fazer a história durar o maior tempo possível, sem se repetir ou perder o fio da narrativa.
2) Exercício de escrita: Os alunos devem escrever uma pequena história em que a expressão "de repente" seja usada de forma criativa e significativa. É importante trabalhar a estrutura narrativa, explorando os gatilhos de suspense ou surpresa que podem ser criados com o uso dessa expressão.
3) Atividade de leitura em voz alta: O professor pode selecionar trechos de livros ou contos em que a expressão "de repente" seja utilizada de forma marcante na história. Os alunos devem ler em voz alta e discutir como a escolha da palavra impacta na narrativa.
4) Jogo de perguntas e respostas: O professor faz perguntas sobre situações do cotidiano e os alunos devem responder com uma frase que comece com "de repente". Exemplo: "O que acontece quando você está andando na rua e vê um amigo que não via há muito tempo?".
5) Debate sobre o uso da expressão: O professor propõe uma discussão sobre o uso excessivo da expressão "de repente" em livros, filmes e séries. Os alunos devem argumentar a favor ou contra o seu uso, apresentando exemplos de obras que utilizam de forma criativa e outras que abusam desse recurso.