📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Auto-aceitação

  1. Jogo da Auto-aceitação: cada participante escreve em um papel uma característica pessoal que o incomoda ou que gostaria de melhorar. Em seguida, todos os papéis são colocados em uma caixa e sorteados aleatoriamente. Cada pessoa deve ler em voz alta o papel que sorteou e, em seguida, praticar a auto-aceitação e dizer em voz alta: "Eu me aceito como sou".

  2. Exercício de Escrita de Cartas: pedir aos participantes que escrevam uma carta para si mesmos, destacando suas qualidades positivas e o que gostam em si mesmos. Essa carta pode ser lida em momentos de insegurança ou baixa autoestima para lembrar a importância da auto-aceitação.

  3. Dinâmica do Espelho: sentar em frente a um espelho e olhar profundamente nos próprios olhos por alguns minutos. Durante esse tempo, o participante deve praticar a auto-aceitação e dizer palavras positivas para si mesmo, como “eu sou capaz”, “eu sou bonito(a)”, “eu me aceito como sou”.

  4. Atividade dos Círculos: desenhar três círculos em um papel e preencher cada um com características pessoais. O primeiro círculo deve conter características que a pessoa goste em si mesma, o segundo deve conter características neutras e o terceiro deve conter características que a pessoa não goste em si mesma. Em seguida, discutir em grupo a importância da auto-aceitação e como podemos aprender a amar e aceitar todas as nossas características.

  5. Exercício da Gratidão: pedir aos participantes que escrevam três coisas pelas quais são gratos em relação a si mesmos. Essas coisas podem ser características físicas, habilidades ou personalidades. Praticar a gratidão é uma forma de valorizar a si mesmo e promover a auto-aceitação.

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários