📚 Atividades, Exercícios e jogos de aprendizado com a palavra Afirmo

  1. Jogo de Verdadeiro ou Falso: o facilitador ou o professor irá dizer uma frase e os participantes devem dizer se concordam (afirmo), ou discordam (não afirmo). Exemplo: "O Brasil é o maior país da América Latina" - Afirmo.

  2. Jogo do Espelho: os participantes ficam em pé em um círculo, e um deles começa a fazer um gesto ou uma pose. O próximo participante imita o gesto e acrescenta um novo gesto, e assim por diante, até que todos os participantes tenham feito um gesto. Em seguida, todos os participantes repetem todos os gestos na mesma ordem. Quando alguém errar, a pessoa sai do jogo. O último participante a ficar é o vencedor. Durante o jogo, os participantes devem dizer "afirmo" antes de imitar o gesto do participante anterior.

  3. Exercício de Autoafirmação: cada participante escreve uma afirmação positiva sobre si mesmo e compartilha com o grupo. Por exemplo: "Eu sou uma pessoa corajosa". Todos os participantes devem afirmar essa afirmação, repetindo em voz alta "afirmo".

  4. Jogo de Afirmação: cada participante escreve uma afirmação positiva sobre si mesmo e coloca em um chapéu ou tigela. Em seguida, cada participante sorteia uma afirmação de outra pessoa e deve afirmar essa afirmação em voz alta, como se fosse verdade sobre si mesmo. Por exemplo, se a afirmação sorteada for "Eu sou uma pessoa criativa", o participante deve dizer "afirmo, eu sou uma pessoa criativa".

  5. Atividade de Debate: Divida a turma em dois grupos e faça uma afirmativa. Um grupo deve defender e o outro deve contestar. Depois de um tempo determinado, o grupo que defendeu troca de posição com o grupo que contestou. Os alunos devem iniciar com a palavra "afirmo" ou "não afirmo". Exemplo: "Afirmação: A tecnologia tem mais benefícios que malefícios".

Compartilhe

Fale Conosco

Comentários