Atividades:
História da Vitrola: pesquisar e montar um pequeno resumo sobre a história da vitrola e sua evolução ao longo dos anos.
Comparação de tecnologia: discutir as diferenças entre a vitrola e as tecnologias atuais de reprodução de música.
Identificação de partes: estudar a anatomia de uma vitrola e identificar as diferentes partes, como o prato giratório, o braço de leitura e o cartucho.
Exercícios:
Identificação de discos: pedir aos alunos que identifiquem diferentes tipos de discos para vitrola, como LPs, EPs e singles.
Cuidados com a vitrola: discutir e elaborar uma lista de cuidados que devem ser tomados com a vitrola para garantir sua durabilidade e qualidade de som.
Limpeza de discos: ensinar técnicas de limpeza de discos de vinil para remover poeira e outros resíduos que possam interferir na qualidade de som.
Jogos:
Memória de discos: criar um jogo de memória com imagens de discos de vinil.
Bingo de discos: criar cartelas de bingo com imagens de capas de discos de vinil e tocar trechos das músicas, os alunos devem identificar a música correta.
Quem sou eu?: escolher um artista ou banda famosa e fazer perguntas para que os alunos adivinhem quem é. As respostas devem estar relacionadas à música ou à época em que a vitrola era usada.