Atividades:
Caça-palavras: criar um caça-palavras com palavras relacionadas a vibrar, como sentir, tremer, agitar, pulsar etc.
Redação criativa: pedir aos alunos para escreverem uma história ou um poema sobre uma situação em que sentiram algo vibrando, como a batida de um tambor ou a vibração de um celular.
Pesquisa: pedir aos alunos para pesquisar diferentes formas de vibração na natureza, na tecnologia ou na música, e apresentar suas descobertas para a turma.
Exercícios:
Desenho: pedir aos alunos para desenharem diferentes objetos que podem vibrar, como uma corda de violão, uma geladeira, um celular ou um terremoto.
Observação: colocar um objeto vibratório (como um celular ou um vibrador) em uma mesa e pedir aos alunos para observarem como ele se move e quais sensações ele causa.
Música: reproduzir diferentes músicas e pedir aos alunos para identificarem os instrumentos que produzem vibrações sonoras.
Jogos:
Charadas: criar charadas em que a resposta é uma palavra relacionada a vibração, como "o que treme e faz barulho?" (máquina de lavar) ou "o que pulsa no nosso corpo?" (coração).
Jogo das vibras: em um grupo, cada participante deve escolher um objeto que vibra (como uma campainha ou uma serra elétrica) e os outros devem adivinhar qual é.
Dança das vibrações: reproduzir diferentes ritmos musicais e pedir aos alunos que dancem de acordo com o tipo de vibração que sentem na música. Por exemplo, uma música mais lenta pode representar uma vibração mais suave, enquanto uma música rápida pode representar uma vibração mais intensa.