Identificação de vértices em figuras geométricas: apresente aos alunos diversas figuras geométricas, como triângulos, quadrados, retângulos e pentágonos, e peça para que eles identifiquem os vértices de cada figura.
Construção de figuras com vértices específicos: divida a turma em grupos e distribua cartões com as coordenadas de alguns vértices. Os grupos devem construir uma figura que tenha os vértices indicados nos cartões.
Encontre o vértice: desenhe um polígono na lousa e aponte um de seus vértices. Peça para que os alunos indiquem qual é o vértice oposto ao apontado por você.
Jogo de memória: crie cartas com figuras geométricas e seus respectivos nomes, incluindo o número de vértices de cada figura. Os alunos jogam o jogo de memória e devem encontrar as cartas com a mesma figura e o mesmo número de vértices.
Caça-palavras: crie um caça-palavras contendo palavras relacionadas a vértices, como "triângulo", "quadrado" e "pentágono".
Bingo dos vértices: distribua cartelas com figuras geométricas e seus respectivos números de vértices. Sorteie as figuras e os alunos devem marcar os vértices correspondentes em suas cartelas.
Ligando os vértices: crie um desenho com diversos vértices e peça para que os alunos liguem os vértices de forma a formar figuras geométricas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam que o número de vértices é importante para definir o tipo de figura geométrica formada.