Atividades:
Discussão em grupo: Inicie uma conversa em grupo sobre superstições. Pergunte aos participantes se eles acreditam em alguma superstição e por que acreditam.
Pesquisa online: Peça aos participantes que pesquisem na internet diferentes superstições e criem um quadro de resumo com as informações coletadas.
Debate: Separe os participantes em dois grupos e peça que discutam sobre o uso das superstições em diferentes contextos, como esportes, negócios, vida pessoal, entre outros.
Jogo de memória: Crie um jogo de memória com diferentes símbolos de superstições, como uma ferradura, um trevo de quatro folhas, um gato preto, entre outros.
Exercícios:
Quebrando a superstição: Peça aos participantes para quebrarem uma superstição que eles acreditam. Por exemplo, se alguém acredita que quebrar um espelho traz má sorte, peça que eles quebrem um espelho simbólico e não sejam afetados pela superstição.
Exercício de reflexão: Peça aos participantes que reflitam sobre uma superstição em particular e escrevam sobre o que acreditam que pode ter originado a crença.
Caça às superstições: Peça aos participantes que andem por um local e encontrem objetos, símbolos ou rituais que possam ser considerados superstições.
Jogo da verdade ou consequência: Peça que uma pessoa escolha um objeto na sala e crie uma superstição sobre ele. Os outros participantes devem decidir se acreditam ou não na superstição. Quem não acreditar deve pagar uma consequência.
Jogos:
Bingo das Superstições: Crie cartelas de bingo com diferentes superstições e símbolos. O jogo funciona como um bingo tradicional, mas em vez de números, os jogadores marcariam as superstições que já ouviram falar.
Trivial das Superstições: Crie um jogo estilo Trivial Pursuit com perguntas relacionadas a superstições. Os jogadores devem responder perguntas corretamente para avançar no tabuleiro.
Jogo da Memória das Superstições: Crie um jogo da memória com imagens de objetos, símbolos e rituais que sejam considerados superstições.
Jogo de Adivinhação: Um jogador deve escolher uma superstições e dar algumas dicas para que os outros participantes adivinhem qual é. Quem acertar primeiro, ganha pontos.