Identificação de classes de palavras: peça aos alunos que identifiquem a classe de palavras de cada termo de uma frase. Por exemplo: "O gato preto dormiu na cadeira confortável." Resposta: O - artigo; gato - substantivo; preto - adjetivo; dormiu - verbo; na - preposição; cadeira - substantivo; confortável - adjetivo.
Análise sintática: peça aos alunos que analisem sintaticamente as frases, identificando sujeito, predicado, objeto direto e objeto indireto. Por exemplo: "O menino jogou a bola para o cachorro." Resposta: sujeito - o menino; predicado - jogou a bola para o cachorro; objeto direto - a bola; objeto indireto - para o cachorro.
Caça-palavras: crie um caça-palavras com as classes de palavras que estão sendo estudadas, como verbos, substantivos, adjetivos, advérbios, etc.
Jogo da forca: crie uma lista de palavras relacionadas à sintaxe, como sujeito, predicado, verbo, adjetivo, etc., e peça aos alunos que adivinhem as letras e descubram a palavra antes de serem "enforcados".
Jogo de cartas: crie um jogo de cartas em que as cartas tenham palavras ou frases que precisam ser analisadas sintaticamente. Os alunos precisam formar frases corretas e pontuar de acordo com a complexidade da análise sintática.
Passe a bola: os alunos formam um círculo e passam uma bola uns para os outros. Quando um aluno recebe a bola, ele deve falar uma palavra ou frase e pedir para o próximo aluno analisar sintaticamente. Por exemplo, o aluno pode dizer "Amanhã eu vou ao cinema" e o próximo aluno deve responder "sujeito: eu, verbo: vou, objeto direto: ao cinema".
Desafio gramatical: crie desafios gramaticais com perguntas sobre sintaxe, como "Qual é o sujeito da frase 'A menina correu para a escola'?" ou "Qual é o objeto indireto da frase 'Ele deu um presente para a namorada'?" Os alunos podem responder em duplas ou individualmente e ganhar pontos por cada resposta correta.