Jogo de adivinhação: os participantes devem adivinhar uma palavra relacionada ao tema "sequestrada". O líder do jogo pode dar dicas como "ação criminosa", "pessoa raptada", "resgate", entre outros.
Caça-palavras: crie uma tabela com várias letras aleatórias e inclua a palavra "sequestrada" em meio a outras palavras. Os jogadores devem encontrar a palavra escondida na tabela.
Desenho livre: peça aos participantes que desenhem uma cena relacionada ao tema "sequestrada". Pode ser a cena do crime, a pessoa sendo levada, a negociação do resgate, entre outras possibilidades.
Escreva uma história: peça aos jogadores para escreverem uma história que envolva a palavra "sequestrada". Eles podem criar um enredo fictício ou se inspirar em casos reais.
Variação do jogo da forca: ao invés de desenhar um bonequinho enforcado, os jogadores podem desenhar a cena do sequestro, onde o sequestrador vai adicionando partes do corpo da pessoa sequestrada a cada erro do jogador. O objetivo é adivinhar a palavra antes que a pessoa esteja completamente "morta" na cena.
Debate: peça aos participantes que se dividam em dois grupos: um a favor e outro contra a prática do sequestro. Cada grupo deve expor seus argumentos e tentar convencer os demais jogadores.
Quem sou eu?: os jogadores escrevem o nome de uma pessoa famosa que já foi sequestrada em um pedaço de papel e colam na testa do colega. A pessoa deve fazer perguntas aos demais jogadores para tentar adivinhar quem ela é. Exemplo: "Eu sou uma mulher? Fui sequestrada no Brasil? Fui resgatada com vida?"
Teatro: peça aos jogadores que criem uma cena teatral baseada no tema "sequestrada". Eles podem ser os personagens do crime, os investigadores, os familiares da pessoa sequestrada, entre outras possibilidades.