Jogo da Memória:
- Escreva a palavra "semeia" em um cartão e outra palavra relacionada (ex: "plantação") em outro cartão.
- Embaralhe os cartões e distribua virados para baixo em uma mesa.
- Os jogadores devem virar dois cartões por vez, tentando encontrar o par de palavras relacionadas.
- O jogador com mais pares de cartões no final do jogo vence.
Caça-palavras:
- Crie um caça-palavras com palavras relacionadas à "semeia" (ex: planta, agricultura, colheita, semente, terra).
- Distribua o caça-palavras para os jogadores e estabeleça um tempo limite para encontrar todas as palavras escondidas.
- O jogador que encontrar mais palavras dentro do tempo estabelecido vence.
Exercício de escrita:
- Peça para os alunos escreverem uma redação sobre a importância de "semeiar" na vida.
- Eles podem abordar temas como agricultura, educação, carreira, relacionamentos, entre outros.
- Os textos podem ser apresentados em sala de aula e os alunos podem votar no melhor texto.
Jogo de tabuleiro:
- Crie um jogo de tabuleiro onde os jogadores devem percorrer um caminho para "semeiar" suas plantas.
- Cada jogador começa com um número de sementes e deve jogar os dados para avançar as casas do tabuleiro.
- Ao chegar em uma casa de semeadura, o jogador deve responder uma pergunta relacionada a plantio ou outra área de conhecimento (ex: história, geografia, matemática).
- O jogador com mais plantas no final do jogo vence.
Atividade prática:
- Leve os alunos para uma horta ou jardim e demonstre como "semeiar" corretamente.
- Peça para os alunos tentarem "semeiar" algumas plantas sozinhos, sob supervisão do professor.
- Eles devem observar o processo de germinação e cuidar das plantas até a colheita.
- O aluno que conseguir cultivar a planta mais saudável e produtiva ganha um prêmio.