Atividades:
Identificação de segmentos: apresente uma série de figuras que contenham diferentes tipos de segmentos (retas) e peça aos alunos que identifiquem e nomeiem cada um deles.
Construção de segmentos: usando régua e lápis, peça aos alunos que construam segmentos de determinados comprimentos.
Medição de segmentos: apresente uma série de segmentos de diferentes comprimentos e peça aos alunos que meçam cada um deles usando régua ou trena.
Exercícios:
Complete os segmentos: apresente uma série de segmentos parcialmente desenhados e peça aos alunos que completem o desenho.
Identificação de figuras geométricas: apresente figuras geométricas que contenham segmentos e peça aos alunos que identifiquem e nomeiem cada um dos segmentos.
Resolução de problemas: apresente problemas que envolvam o uso de segmentos, como por exemplo: “Um jardineiro precisa cercar um terreno retangular com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura. Quantos metros de cerca ele precisará usar?”
Jogos:
Jogo da memória: crie um jogo da memória com cartas que contenham desenhos de segmentos e seus nomes correspondentes.
Jogo da régua: peça aos alunos que, em grupos, construam diferentes segmentos usando régua e lápis. O grupo que construir mais segmentos corretamente em um determinado tempo é o vencedor.
Encontre os segmentos: esconda diferentes segmentos em uma sala de aula ou espaço externo e peça aos alunos que encontrem todos eles dentro de um tempo determinado. O aluno que encontrar mais segmentos é o vencedor.